domingo, 13 de novembro de 2011

TATU GALINHA

Esse camarada tava muito tranquilo, nem ai com as fotos, isso que era a noite.

O tatu-galinha (dasypus novemcintus) é um tatu encontrado nos Estados Unidos ao Norte da Argentina e Brasil. Tal espécie de tatu possui carapaça quase inteiramente nua, bastante convexa e lateralmente comprida, ger.com oito cintas de placas móveis, cabeça alongada. olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida, cônica e de ponta fina. Também é conhecido pelos nomes de tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro.
Uma característica curiosa distingue o tatu-galinha das outras espécies: a fêmea sempre dá a luz quatro filhotes do mesmo sexo. Este fenômeno recebe a denominação científica de poliembrionia. O nome "galinha" vem do fato do Dasypus possuir pelos parecidos com penas em suas patas. Ele pode chegar a 80 cm quando adulto e possui um casco conhecido como casco blindado que protege contra os predadores.

Atravessa cursos de água não muito largos sem respirar, com facilidade, caminhando tranquilamente sobre o fundo, Se o rio é muito largo, enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso, apenas com extremidade do focinho fora da água. Este é um animal muito caçado pelo homem, o que vem reduzindo as populações em alguns locais em ritmo bastante sério.





Nenhum comentário:

Postar um comentário