quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

AS BELAS CIGANAS


A estranha ave da Amazônia é parente do cuco


Fotografei essas na BR 163 em Morais de Almeida no Pará.A Cigana é conhecida também como Jacu-cigano, Hoa-zim, Cigano, Aturiá e Catingueira, em função do odor desagradável que exala, resultante da fermentação da matéria vegetal durante a digestão.







Nome científico: Opisthocomus hoazin.

Tamanho:Até 62 centímetros de altura.

Habitat: Regiões de várzea na Amazônia (Brasil, Colômbia e Venezuela).

Alimentação: Brotos, folhas novas, flores e frutos de imbaúba e

arácea.

A cigana solta um cheiro forte devido à fermentação de folhas no papo.

A cigana, que vive na floresta amazônica, é muito esquisita: é a única ave que fermenta, num enorme papo, as folhas que engole. Seu processo digestivo é semelhante ao das vacas. Por isso, ela cheira a mofo. Até hoje, a cigana era classificada como uma Galiforme, ou seja, um frangão. Mas, por incrível que pareça, seus parentes mais próximos são os cucos. O zoólogo Blair Hedges, da Universidade do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos

, chegou ao parentesco, comparando os genes das duas aves. "Acredito que as técnicas genéticas vão mudar a classificação de vários pássaros", disse Hedges à SUPER.

Características

Mede cerca de 62 cm de comprimento e pesa 800 g.

Alimentação

Alimenta-se de folhas novas, flores e frutos de aninga, siriúba (uma planta do mangue),embaúba (planta pioneira que cresce em locais de muito sol), aguapé (plantas aquáticas flutuantes) e capim novo. Para digerir esse material duro, a cigana possui um interessante sistema de papos fortíssimos, responsável pela trituração mecânica do alimento. Os papos chegam a ser até 50 vezes maiores que o estômago do animal e a digestão da massa de folhas é auxiliada por bactérias simbióticas, como acontece nos mamíferos ruminantes (como o gado).

cigana se alimentando

Reprodução

Forma colônias espaçadas durante o período reprodutivo, construindo pequenos ninhos achatados, de gravetos, entre 2 e 8 m acima da água. Põe de 2 a 5 ovos alongados, de cor creme-rosada, manchados de lilás, azul ou marrom. Acredita-se que vários membros do bando participem coletivamente da incubação dos ovos, período que dura cerca de 30 dias, bem como dos cuidados com os filhotes.




Ovo no ninho de cigana

Hábitos

Em nosso País, era abundante em aningais da Amazônia, que são áreas alagadas com grandes concentrações da planta aninga (da mesma família do antúrio). Porém, próximo às grandes cidades amazônicas, a espécie foi bastante perseguida por sua carne e seus ovos, o que fez com que se tornasse extinta ou muito escassa nestas regiões. Além dos aningais, vive em margens de rios e lagos, manguezais e alagados. Vive aos pares, que por sua vez se agregam em bandos de até 50 indivíduos fora do período reprodutivo. Desajeitada, movimenta-se lentamente, na maior parte do tempo em emaranhados de vegetação e galhos próximos ou sobre a água, onde cai com certa freqüência. Ativa tanto de dia como de noite.


Distribuição Geográfica

Algumas regiões da Amazônia e do alto Rio Paraguai.

Encontrada também nas Guianas, e da Venezuela

à Colômbia e Bolívia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário